Crescimento de Orleans Brandão nas pesquisasé recado do eleitor maranhense
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi o nome que mais cresceu nas pesquisas para as eleições ao Governo do Estado em 2026. O último levantamento da Econométrica aponta que a preferência por Orleans, com 29,6% dos eleitores, já se aproxima das intenções de voto do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, de 31,29%, com ambos, portanto, empatados tecnicamente.
Com margem de erro de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, a diferença de 1,7% é um resultado excepcional para quem é citado nos questionários em meio a outros eventuais pré-candidatos conhecidos, há anos, da população e que já acumulam mandatos e cargos na trajetória política. Em poucos meses, as pesquisas apontam que Orleans já deixou para trás o ex-prefeito LahesioBonfim, com 19,2% das intenções de voto e o vice-governador Felipe Camarão, com 10,7%, apontado como o candidato do dinismo no Maranhão.
Outro aspecto a ser analisado é que o jovem cresce mesmo em meio à subida da temperatura política do estado, com fatos repercutindo o inconformismo das viúvas do dinismo no Maranhão, os tentáculos do STF em questões políticas estaduais e as denúncias do irmão do governador Brandão, o empresário Marcus Brandão.
Ou seja, a avalanche de informações que revelam ao eleitor maranhense o rompimento entre o governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino, atual ministro do STF, não surtiu nenhum efeito negativo na preferência por Orleans, muito pelo contrário. Com estilo cordial, afeito ao diálogo e à busca de soluções, o secretário cresce na preferência do eleitorado que parece cansado da política de perseguição dos “professores de Deus”.
