Edit Template

Grupos de bumba meu boi celebram São Pedro em tradição com mais de 80 anos, em São Luís

Na virada do dia 28 para o dia 29 de junho, o Largo de São Pedro, no bairro da Madre Deus, em São Luís, se transforma em um espaço onde o sagrado e o profano se encontram.

De missas e peregrinações a encontro de grupos de bumba-boi, a tradição do festejo de São Pedro atrai milhares de devotos, brincantes, admiradores e turistas, todos os anos, na capital maranhense. 

Com início no dia 1º de junho, o festejo de São Pedro é um dos eventos mais importantes do calendário junino maranhense, contando com mais de 80 anos de existência.

Durante a tradição, uma multidão, devotos ou não, passam pelo bairro da Madre Deus, para fazer preces e acompanhar a apresentação de mais de 30 de grupos de bumba-meu-boi, vindos de várias regiões do estado, que se apresentam durante a noite inteira parahomenagear e cumprir promessas a São Pedro.

Como há poucas pesquisas sobre a origem da tradição, a maioria das informações que se tem hoje foi transmitida de geração em geração. Relatos indicam que a festividade começou em 1939, no bairro do Desterro, e depois passou a acontecer no bairro da Madre Deus, às margens da antiga praia da Madre Deus, no ano de 1940.

Compartilhe essa notícia!

Veja mais notícias!

Email: contato@opiniaoma.com.br

opiniaoma© 2024