Bombeiros maranhenses que foram ao Rio Grande do Sul são especialistas em missões humanitárias
Diante da situação que assola vários municípios do estado do Rio Grande do Sul, o governador Carlos Brandão determinou o envio de militares do Corpo de Bombeiros como medida de auxílio durante as operações na região gaúcha.
Os profissionais enviados foram selecionados pelo Comando do Corpo de Bombeiros, que definiu como pré-requisitos indispensáveis experiência e habilidades específicas. “São militares treinados e com experiência neste tipo de missão. Já estiveram em ocorrências semelhantes em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. É urgente a necessidade do Rio Grande do Sul e o Maranhão se une nessa corrente de solidariedade, trabalhando na operação para auxiliar os afetados por este desastre que atinge a região”, destacou o Coronel Célio Roberto, Comandante do CBMMA.
As equipes maranhenses saíram de São Luís no domingo (05) e seguem viagem por terra. A chegada dos profissionais ao estado gaúcho está prevista para a próxima quarta-feira (08). Liderada pelo Major Bruno Gonçalves, a comitiva maranhense é composta de mais 11 militares, cães farejadores e equipamentos apropriados para o tipo de situação. Outros sete militares já estão na Região Sul do país, auxiliando nas atividades.
A ideia inicial é que os militares maranhenses atuem em áreas atingidas pelas enchentes, no trabalho de resgate. Na região, diversas áreas sofrem com enxurradas e inundações. Não há um número exato de pessoas desabrigadas ou desaparecidas.
De acordo com Governo do Maranhão, os bombeiros mobilizados para a operação têm vasta experiência no trabalho em ocorrências deste porte. Eles estiveram em operações na cidade de Brumadinho, Minas Gerais (2019), combatendo enchentes na Bahia (2021 e 2022), nas operações de combate a deslizamentos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e em Recife, ambas em 2022.
Autoridades maranhenses não descartaram o envio de mais militares para as regiões afetadas.