Morre uma das maiores doutoras em botânica do Brasil
Faleceu em São Luís, na madrugada desta sexta-feira (03), a Dra. Terezinha Rêgo, especialista em botânica e a farmacêutica de maior referência do estado do Maranhão, uma das maiores do Brasil.
Com a causa da morte identificada como insuficiência respiratória, Terezinha havia sido diagnosticada com quadro de pneumonia e lutava pela saúde em hospital da capital maranhense.
A farmacêutica dedicou sua vida ao desenvolvimento de tratamentos naturais contra problemas de saúde, sendo responsável por fórmulas capazes de solucionar condições de sinusite e outros problemas respiratórios.
Currículo
Terezinha Rêgo, doutora em Botânica e membro fundadora da Academia Maranhense de Ciências, alcançou o título de Livre Docente em Botânica Geral após uma estadia de três anos na Universidade de São Paulo (USP), como bolsista da Capes, onde concluiu sua tese em 1977, defendida na Universidade Federal do Maranhão.
Entre 1990 e 1994, foi eleita representante de Etnobotânica para a América Latina em Cuba. No Maranhão, representa a Sociedade Botânica do Brasil, fundou o herbário Ático Seabra, coordenou o Polo de Biotecnologia do Maranhão (MAR-BIO), foi professora titular do Departamento de Farmácia da UFMA e lidera projetos de fitoterapia em comunidades carentes do estado através do programa estadual Farmácia Viva.